Ensaios

Aleister Crowley: Memória Fotográfica

por Jonatas Lacerda em Biografias, Fotos

Aleister Crowley: Memória Fotográfica
História

Aleister Crowley: Memória Fotográfica

por Jonatas Lacerda

Faze o que tu queres deverá ser o todo da Lei.

Aleister Crowley (Edward Alexander Crowley, 12 de outubro de 1875 – 1º de dezembro de 1947 e.v.) foi e ainda é, sem dúvidas, o maior representante de Thelema no mundo; sua obra, de um brilhantismo único, é a mais complexa do Ocultismo moderno e mesmo com toda sua complexidade, vêm ganhando cada vez mais admiradores. Dono de uma personalidade impar, o homem que de tão homem se tornou seu próprio Deus, não é exatamente um modelo a ser seguido, mas nem deveria, ele mesmo tentou demonstrar que cada indivíduo é único, com características próprias e sem a necessidade de ser a imagem e semelhança de outro. Todo homem e toda mulher é uma estrela, disse Aiwass, e Crowley, com todos os seus erros e acertos tentou levar essa mensagem adiante, e levou. Foi, até seu fim, um homem que tentou, que conseguiu, que excedeu em delicadeza e que, mesmo em seu último segundo, afirmou AL: “Mais forte! Mantenha-te! Levanta tua cabeça! não respires tão profundamente – morra!” – II:68.

O que você encontrará aqui, não é nem de perto o que eu gostaria de trazer como memória fotográfica de Mestre Therion, mas é o esforço inicial de tentar passar um filme por meio de fotografias e de alguma forma, tentar entrar um pouco nos 72 anos de vida dessa Estrela, não como idolatria, mas sim como uma forma de demonstrar um grande respeito pela figura que ousou, que mudou, e que não conseguiu se fazer compreender totalmente e ainda mais, uma grande gratidão pelo incrível método deixado por ele, que visa a completa emancipação de todo homem e toda mulher. Mas como já falei, não é nem de perto o que eu gostaria de trazer, mas é um começo de um trabalho cujo progresso ainda não chegou nem a metade…

Não é simples o trabalho de expor cronologicamente as fotografias de Aleister Crowley, por mais que eu tenha passado horas pesquisando em livros, buscando referências, muitas das fotos ainda não puderam ser ratificadas e nestes casos utilizei a análise facial e de eventos para encaixar as fotos em determinados anos, mas como disse, é um trabalho em progresso e tenho certeza de que um dia, uma memória fotográfica do nível que A Besta merece, será disponibilizada a público.

Se, por acaso, você tiver uma correção ou uma fotografia que não esteja nesta memória fotográfica, ou ainda uma fotografia em melhor qualidade, entre em contato (contato@thelema.com.br), para que possamos cada vez mais, progredir neste trabalho.

Amor é a lei, amor sob vontade.

 Aleister Crowley
Memória Fotográfica

© 2016 e.v. - Espaço Novo Æon





Aleister Crowley: Memória Fotográfica

Revisão: Jonatas Lacerda
Edição: Jonatas Lacerda
Versão: 1.0 – 17/11/2012 e.v.

avatar

Jonatas Lacerda

Jonatas Lacerda é Thelemita e programador de sistemas para Internet, com ênfase no setor bancário. Fundou o Blog Thelemitas e o Espaço Novo Æon (do qual é o seu o atual editor). Há mais de 13 anos estuda e procura aplicar os princípios da Lei de Thelema em sua vida. Após um encontro com o irmão Euclydes Lacerda de Almeida, focou seu trabalho pessoal na difusão da Lei de Luz, Vida, Amor e de Liberdade: Thelema. A base desse trabalho é o estudo dos princípios filosóficos e da aplicabilidade da Lei de Thelema no contexto individual e na vida em sociedade.

show
 
close
rss Follow on Twitter facebook youtube email