Ensaios

TOP 11: Frases Anti Crowley por Aleister Crowley

por Frater Keron-ε em TOP 11

TOP 11: Frases Anti Crowley por Aleister Crowley
Cultura

TOP 11: Frases Anti Crowley por Aleister Crowley

por Frater Keron-ε

Este é o primeiro TOP 11 do Espaço Novo Æon que trata de mostrar, de forma rápida, pontos importantes sobre Thelema e de seu principal difusor – mas a pergunta que devem estar se fazendo é: “Por que 11 ao invés de TOP 10?”. Ora, em se tratando de Aleister Crowley não tem como ser 10, afinal, 11 é o número mágico por excelência em seu pensamento. Vamos ao que interessa então: aos marinheiros de primeira viagem – e aos detratores - Aleister Crowley é visto como permissivo, explorador de mulheres, libertário ao extremo dono de um pensamento onde tudo pode e qualquer coisa é permitida. A história não é bem assim. A velha leitura superficial somada a tendência de vermos o que queremos leva a enganos em toda área do saber humano até mesmo na obra do “Pior Homem da Terra”.

 

11ª

“Eu amo Alostrael; ela é todo o meu conforto, meu suporte, o desejo de minh’alma, a recompensa da minha vida, meu sonho realizado, mas por ela eu fui, sem dúvida, Alastor da Solitude.”

Diário pessoal em 18 de Julho de 1920 e.v.

Ah, o amor…. Na época já um quarentão, ele se mostrava com o coração mais amolecido segundo o escritor Colen Wilson em seu livro The OccultAlostrael (Leah Hirsig) foi sua companheira na época da Abadia de Thelema sendo de extrema importância na vida de 666 obtendo do marido o grau de Magister Templi da A∴A∴; mas ela não era flor que se cheirasse justificando o ditado: “Pior que o diabo é a sua esposa que colocou os chifres”. Ela o fez pastar – alguns dizem coisa pior.

A Mulher Escarlate, Leah Hirsig

A Mulher Escarlate, Leah Hirsig

 

10ª

“Se existe uma emoção que nunca é útil, é o orgulho; por este motivo, que está inteiramente ligado ao ego. Não existe uso para o orgulho!”

Liber ABA

Aqui ele ataca o principal inimigo da Iniciação: o ego, a parcela do ser que impede a evolução espiritual devido a sua tendência em focar sempre em si mesmo fechando os olhos do Iniciado para outros fatores que o transcendem.

 

“Não sejas apressado em condenar outros; como conheces aquilo no lugar deles, tu poderias ter resistido a tentação?”

Liber Libræ

Ótimo conselho voltado a noção de que devemos nos preocupar com a nossa Iniciação com uma pitada de humildade, eu diria; não humildade do subserviente mas aquela da constatação de que somos falhos e sempre próximos a alguma queda – além do que atacar os outros muitas vezes não passa projeção de nossas fraquezas como todo bom psicanalista sabe.

Não sejas apressado em condenar outros...

 

“Na religião verdadeira não há seita, portanto, preste atenção a que tu não blasfemes o nome pelo qual outro conhece seu Deus; pois se tu fazes isto em Júpiter tu irás blasfemar Jeová e em Osíris, Yershua.”

Liber Libræ

Novamente Liber Libræ, aqui uma mensagem de tolerância religiosa. A obra de Aleister Crowley é marcada pela pluralidade mística e religiosa onde se procura em vários sistemas elementos ou instrumentos para serem utilizados em benefício próprio, atitude padrão na sua ordem iniciática A∴A∴ manifesta no conceito denominado por ele de Iluminismo Científico.

Jesus / Osíres

 

“Insista na disciplina em todas as atividades. Ele deve comer nas refeições, nunca entre elas e neste caso não fazer nada a não ser comer. Da mesma maneira ao dormir, brincar, trabalhar & todo o resto.”

Diário pessoal em 27 de setembro de 1923 e.v.

Este trecho refere-se a uma série de regras que ele enumerou para se criar os filhos recomendado punições para que a criança desenvolva bons hábitos. Liberdade sim mas, se não fizer o que eu mando fica de castigo.

“Psicologia educacional” na época de Crowley

“Psicologia educacional” na época de Crowley

 

“Considera também aquele que deseja exceder em Velocidade, ou em Batalha, como ele se nega a Comida que deseja e todos os Prazeres que lhe são naturais, colocando-se sob a Ordem severa de um Treinador. Assim, por esta Servidão, ele tem, por fim, sua Vontade.”

Liber Aleph

Subserviência do ego, combate aos desejos, esforço… Tudo tem o seu preço, mensagem que ela passa ao seu “filho mágico” no melhor livro sobre o pensamento Thelêmico já escrito. Emagreça dormindo? Ganhe dinheiro sem trabalhar? THIS IS SPAR… THELEMA!

Cena do Filme 300

Cena do Filme 300

 

“Ele tem consciência de sua incompreensível calamidade e é desajeitadamente incapaz de repará-la.”

Uma Estrela à Vista

Relativo ao grau de Adeptus Minor da A∴A∴ que mostra uma grande limitação na trajetória iniciática opondo-se ao ponto de vista exclusivamente edonista. O famoso escritor judeu Gershom Scholem escreveu que a cabala de Aleister Crowley era “colorida”; bem, pode até ser, mas existem tons escuros.

Rosa Cruz

 

“A essência do crime é que ele restringe a liberdade do indivíduo atingido (assim, assassinato restringe seu direito a viver; roubo restringe o seu direito de aproveitar os frutos de seu trabalho; falsificação de dinheiro seu direito & garantia do Estado de que pode trocá-lo com segurança etc.). É então dever comum prevenir o crime pela ameaça das reprimendas ou segregando o criminoso.”

Dever

A palavra de Pecado é Restrição” escreveu no seu mais importante livro, Liber AL vel Legis (O Livro da Lei) – ok, não foi bem ele, mas essa é outra história. Quem o inflige a alguém, deve ser punido e a atitude evitada pela sociedade. A minha liberdade termina quando começa a do próximo.

Leis

Leis

 

“Temo que a minha Vontade esteja mostrando sintomas de fraqueza. Sinto que deveria “juntar meus pedaços” & fazer uma séria resolução para que eu me abstenha totalmente do uso de drogas. A necessidade de se definir o esforço é uma clara evidência que se está consciente da fraqueza; uma Vontade firme de verdade não precisa se expressar. Toda fala é de natureza queixosa; a satisfação está contida no Silêncio.”

Diário pessoal em 27 de junho de 1923 e.v.

Aqui Crowley mostra uma parte de sua luta contra as drogas assumindo o problema. Longe de uma postura de apologia ele expunha as consequências da utilização de tais substâncias, tanto as positivas quanto as negativas. O problema começou por causa da asma e bronquite, que dificultavam muito a sua vida na Inglaterra – na época a cocaína e heroína não eram proibidas. Ele consumia quantidades maiores do que uma pessoal normal conseguiria suportar, mas resistiu morrendo aos 72 anos, dormindo, após uma vida de excessos.

Segundo ele, quem está fazendo a sua Vontade não seria afetado pelo vício. Em duas de suas obras aborda o tema de forma a recuperação: O Diário de um Fanático por Drogas (Diary of Drugs Fiend) onde um mago ajuda um discípulo a livrar-se do vício e Liber 93, a Fonte de Jacinto, onde relata a sua própria luta.

Heroína da Bayer, usada na época de Crowley para asma, bronquite, tosse, etc...

Heroína da Bayer, usada na época de Crowley para asma, bronquite, tosse, etc…

 

“Afirmo que a excitação sexual não passa de uma degradação do êxtase divino. Eu, dessa forma, prendo os cavalos selvagens da paixão humana a carruagem do Sol Espiritual.”

The Confessions of Aleister Crowley

Conhecido principalmente pela pregação da liberdade sexual, Crowley tinha pontos de vista mais profundos sobre o assunto, principalmente com o advento da maturidade. O trecho acima foi escrito quando morou na Abadia de Thelema e reflete a noção de desperdício da energia sexual em atividades não relacionadas à magia podendo gerar, inadvertidamente, entidades do plano astral que vampirizam o incauto criador afetando a sua vontade, por exemplo.

 

“Destas considerações estaria claro que ‘Faze o que tu queres’ não significa ‘Faze o que te agrades’. É a apoteose da Liberdade; porém é também a mais estrita das injunções.”

Liber II, A Mensagem de Mestre Therion

Dispensa comentários.

Do what thou wilt shall be the whole of the Law

© 2017 e.v. - Frater Keron-ε







TOP 11: Frases Anti Crowley por Aleister Crowley

Revisão: Frater Keron-ε e Jonatas Lacerda
Edição: Jonatas Lacerda

avatar

Frater Keron-ε

Frater Keron-ε conheceu Thelema nos anos 90 juntando-se a A∴A∴ no ramo de Frater Thor. O seu trabalho externo é o site www.astrumargentum.org.

show
 
close
rss Follow on Twitter facebook youtube email