A Fraternitas Rosicruciana Antiqua e a chegada de Thelema ao Brasil
por Carlos Raposo
Credita-se a Marcelo Ramos Motta (1931-1987) a responsabilidade da vinda de Thelema ao Brasil. Não resta qualquer dúvida de que Motta foi o grande divulgador da doutrina de Aleister Crowley em nosso país, sobremodo a partir da publicação de seu “Chamando os Filhos do Sol”, de 1962.
Contudo, as primeiras instruções de Aleister Crowley (1875-1947) publicadas no Brasil em português datam da década de 1930. Elas estão presentes ao longo de muitos exemplares da Revista Gnose, periódico mensal de responsabilidade da FRA – Fraternitas Rosicruciana Antiqua. Nas várias edições da Revista Gnose, foram muitos os textos de Crowley publicados sob o mote mágico de “Mestre Therion”. Boa parte dos textos são fragmentos que originalmente compunham o “Livro 4” (ou Liber ABA), uma das mais famosas obras de Crowley, e estes falam abertamente sobre o sistema de iniciação por ele proposto, além de yoga, de misticismo, da A∴A∴, enfim, da Lei de Thelema, de modo geral.
Não se deve considerar estranho o fato dos textos de “Mestre Therion” terem aparecido nos periódicos da FRA aqui no Brasil. Alias, a razão para isso ter ocorrido é bem simples: Aleister Crowley era considerado um dos Mestres do responsável direto pela Fraternitas Rosicruciana Antiqua, Arnold Krumm-Heller (1876-1949), conhecido nessa organização pelo mote “Mestre Huiracocha”. Por esse mesmo motivo, o próprio Aleister Crowley é dos muitos Mestres reconhecidos pela FRA, merecendo estar presente na galeria de Mestres do site dessa organização (ver em http://www.fra.org.br/galeria/index.html).
Deste modo, os exemplares da Revista Gnose hoje representam as mais antigas referências que se conhece sobre a presença da Lei de Thelema no Brasil. Da mesma forma, para todos os Estudantes brasileiros do sistema de iniciação proposto por Crowley que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a história de thelema em nosso país, estas Revistas também surgem como um precioso material para pesquisa, tanto por serem testemunhas documentadas de um período pouco conhecido dessa história, quanto pelo forte questionamento que fazem sobre mitos mal elaborados relacionados à vinda da doutrina thelêmica para o Brasil.
Para quem tiver interesse em conhecer um pouco dessas fontes primárias, disponibilizei on-line (abaixo) um exemplar digitalizado da Revista Gnose, publicada em março de 1939. Para visualizar em tamanho maior, clique nas imagens.
Revista Gnose, Volume IV n° 8, da
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
F.R.A.
Publicada em 27 março de 1939
- Capa 1
- Capa 2
- Página 129
- Página 130
- Página 131
- Página 132
- Página 133
- Página 134
- Página 135
- Página 136
- Página 137
- Página 138
- Página 139
- Página 140
- Página 141
- Página 142
- Página 143
- Página 144
- Contracapa 1
- Contracapa 2
© 2022 e.v. - Carlos Raposo