Ensaios

Organizações que difundem o pensamento Thelêmico no Brasil

por Jonatas Lacerda em Organizações

Metodologia

Organizações que difundem o pensamento Thelêmico no Brasil

por Jonatas Lacerda

Faze o que tu queres deverá ser o todo da Lei.

O Espaço Novo Æon é um site organizado, editado e mantido por pessoas e não por organizações e seu objetivo é expandir o pensamento Thelêmico no Brasil, o que não seria possível ao se atrelar a uma organização de cunho Thelêmico. Como já foi mencionado em outra ocasião, isto também não quer dizer que somos contra organizações ou fraternidades, pelo contrário, somos a favor de que cada indivíduo seja capaz de escolher por si onde ele melhor se encaixa. Recebemos alguns pedidos de associação à “esta Ordem”, o que não é possível, já que o Espaço Novo Æon não é e não será uma “Ordem” ou “Fraternidade”. Mais uma vez, prezamos pela pluralidade de pensamento e este é um espaço não restritivo que visa abordar Thelema do ponto de vista de história, filosofia, metodologia e cultura, sempre focando no avanço do pensamento Thelêmico (o indivíduo focado em sua Vontade e verdadeiras capacidades).

O objetivo deste artigo é listar Organizações de fito Thelêmico que atuam no Brasil, não é nosso objetivo falar que uma está certa e que outra está errada, há espaço para todo mundo e o importante é o trabalho que cada uma faz e não erros já cometidos no passado. Ora, não podemos nos esquecer que Mestre Therion errou muito para fazer o trabalho que fez e seus erros, mesmo que não possam ser ignorados, não devem anular a totalidade de seu grandioso trabalho. Há muito trabalho a ser feito ainda, estamos no primeiro século do Novo Æon  e esse trabalho não será frutífero se todos nós ficarmos enraizados na fofoca e nas picuinhas; vamos em frente, cada um é responsável por si e cada um deve decidir por si só, onde quer estar. Não há lei além de faze o que tu queres.

As organizações que podem ser encontradas abaixo são respectivamente:

Importante: os textos introdutórios sobre cada organização foram retirados de seus respectivos sites e em sua maioria não contam com o texto completo, para mais detalhes acesse sempre o endereço mencionado como sendo a fonte.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Organizações Thelêmicas Brasileiras

A∴A∴ - Astrum Argentum - via Frater Keron-ε

A∴A∴ – Astrum Argentum – via Frater Keron-ε

“Na A∴A∴ cego não guia cego.”

Tal afirmação reflete por completo o eixo do sistema de instrução da Ordem. O pupilo é avaliado por uma série de deveres explícitos no documento Liber 185[1], por outros propostos pelo instrutor e por si mesmo, onde o seu sucesso será a base para a instrução de seus futuros discípulos. Todos os documentos da Ordem estão disponíveis neste site[2] ou distribuídos na internet, pois a A∴A∴ apresenta-se sem mistérios aberta a qualquer análise e estudo, onde não apenas a literatura é a responsável pelo conhecimento, mas também a tradição oral.

Fonte: www.ordoaa.com.br/arquivos/ht/aa.htm

Linhagem:

  • Frater To Mega Therion (Aleister Crowley);
  • Frater Saturnus (Karl Johannes Germer);
  • Frater Ever (Marcelo Ramos Motta);
  • Frater Thor (Euclydes Lacerda de Almeida);
  • Frater Keron-ε.

Entrevista (primeira parte) concedida por Frater Keron-ε ao Espaço Novo Æon

Endereço do Site: www.ordoaa.com.br

Forma de Contato: solicitações de ingresso na A∴A∴ devem ser encaminhadas somente por carta, endereçada ao Cancellarius da AA∴: Caixa Postal 81.666, Resende, RJ – CEP: 27511-171. (é indicado que o envio seja via Carta Registrada, de forma que os Correios garantam sua entrega e também é importante expor todas as formas de contato pertinentes).

CALEN - Collegium ad Lux et Nox

CALEN – Collegium ad Lux et Nox

O Collegium ad Lux et Nox surgiu após onze anos de intensos trabalhos da  LOJA NOVA ISIS[3], passando por diversas transformações até que fosse percebido que o modelo de trabalho em uma Ordem Iniciática não servia mais adequadamente aos propósitos da Verdadeira Iniciação. No entanto, percebemos que seus ensinamentos poderiam continuar sendo transmitidos, mas de outra maneira.

Sendo assim, o modelo acadêmico foi escolhido como sendo mais adequado para dar continuidade ao trabalho que fora iniciado. A velha ordem fora silenciada para que o novo desse lugar.

No formato de escola passou a chamar-se Collegium ad Lux et Nox, uma moderna escola de ocultismo, cujo objetivo é a propagação daqueles ensinamentos, outrora transmitidos na Loja Nova Isis, e a capacitação de indivíduos da prática de magia.

Para alcançar esse intento, os ensinamentos são transmitidos através de cursos práticos de magia, chamados L.V.X. e N.O.X. que descrevem os processos essenciais da Tradição de Mistérios do Ocidente.

Fonte: www.collegium.org.br/modelo-de-atuacao

Endereço do Site: www.collegium.org.br

C∴I∴H∴ - Círculo Iniciático de Hermes

C∴I∴H∴ – Círculo Iniciático de Hermes

Esta Nova Ordem, denominada Círculo Iniciático de Hermes (doravante apenas C∴I∴H∴), baseia-se nos ensinamentos e estrutura rituais da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Hermetic Order of Golden Dawn), textos herméticos antigos, práticas mágico-ocultistas, buscando conhecimento através das fontes herméticas e de autores consagrados, tais como Papus, Guaita, Knorr Von Rosenrot, Aleister Crowley, Mac Gregor Mathers, John Dee, Dion Fortune, Hermes Trismegistus (Tábua de Esmeralda, Corpus Hermeticum, etc.), W. Wynn Westcott entre outros e nas pesquisas desenvolvidas por nossos membros, sempre com intuito de engrandecer o espírito humano e aumentar a Luz do Conhecimento.

O CIH está dividido em cinco círculos, divididos por sua vez em graus, variando a quantidade desses de acordo com a complexidade dos estudos e o nível de envolvimento do aspirante com os ensinamentos. Cada círculo possui seus ensinamentos, rituais e práticas distintos, aumentando em complexidade à medida que se aproximam do Círculo Interior.

Nosso objetivo não é mistificar o conhecimento oculto, e sim trazer à luz aquilo que se encontrava inacessível aos homens comuns. Embora o objetivo maior seja elucidar, a ritualização dos ensinamentos e sua divisão em graus inicáticos justifica-se, uma vez que, para dominar-se um determinado conhecimento, é necessário adquirir disciplina, técnica, força de vontade e senso de organização. Quando se empreende o estudo do ocultismo sozinho, é normal que o adepto encontre enormes dificuldades, devido principalmente, à grande quantidade de material a ser estudado, muitas das vezes de má qualidade. A função de uma organização esotérica é guiar o adepto por um caminho seguro, comprovadamente eficaz, no qual ele, ao cumprir as metas preestabelecidas, possa chegar a algum resultado prático.

Fonte: www.cih.org.br/cih_new/?p=275

Entrevista concedida por Frater Goya ao Espaço Novo Æon

Site: www.cih.org.br

Forma de Contato: goya@rosacruz.com.br

Grupos Formados:

  • Loja Temenos, Curitiba/PR
  • Loja Rolândia (ainda sem nome), Rolândia/PR
  • Loja Blumenau (ainda sem nome), Blumenau/SC
  • Loja Maa-Kheru, Rio de Janeiro/RJ

Fraternitatis A∴A∴ - Astrum Argentum - via Frater B. 535

Fraternitatis A∴A∴ – Astrum Argentum – via Frater B. 535

Pelo nome A∴A∴ designamos Àquela Eterna Ordem que Paul Foster Case e Kenneth Mackenzie chamavam de “Invisível e Verdadeira Ordem” e que Karl von Eckartshausen entitulou de “Igreja Interna” ou “comunidade de luz”. Existindo através da história, guiando silenciosamente a evolução cultural e espiritual da humanidade, ela é o Sanctum Sanctorum onde a Sagrada Arca repousa inviolável. Toda legítima ordem mágica, escola de mistérios, fraternidade ou religião que dissemina uma parte da Sabedoria tem sido um veículo externo de Irmandade Interna de Luz.

Existe ALGO dentro de cada um, imortal e infinitamente criativo, que verdadeiramente nos dá origem. Instintivamente, todos nós sabemos que devemos buscá-lo, apreendê-lo e nos rendermos a esse Ele, como a nós mesmos, ao mais irresitível e completo amor.

Então devemos dar-Lhe expressão em nossas vidas e em nosso trabalho, pondo para fora a nossa real essência naquilo que mais amamos. Essa é a Verdade interna do Ser – essa Verdadeira Vontade, ou central, princípio guia espiritual de nossas vidas – que o sistema místico e mágico da A∴A∴ desvela e desperta de dentro de cada um de nós.

Fonte: www.astrumargentum.org.br/sobre

Linhagem:

  • Frater To Mega Therion (Aleister Crowley);
  • Frater NChSh 358 (Francis Israel Regardie [Israel Regudy]);
  • Frater Uranus (Gerald Suster);
  • Frater Alion;
  • Frater Aureus;
  • Frater B. 535.

Site: www.astrumargentum.org.br

Forma de Contato: www.astrumargentum.org.br/contato

O.T.O. - Ordo Templi Orientis & E.G.C. - Ecclesia Gnostica Catholica

O.T.O. – Ordo Templi Orientis & E.G.C. – Ecclesia Gnostica Catholica

A Ordo Templi Orientis — Ordem do Templo do Leste, ou ainda Ordem dos Templários Orientais –, ou simplesmente O.T.O., é uma Ordem voltada ao engrandecimento do Ser Humano e à consagração de sua Liberdade, através do seu avanço em Luz, Sabedoria, Entendimento, Conhecimento e Poder. A O.T.O. trabalha dentro dos princípios da Lei de Thelema, como consta na revelação do Liber AL vel Legis (O Livro da Lei), a fim de fundar as bases de uma Irmandade Universal por meio da Beleza, Coragem e Inteligência.

Fonte: www.otobr.com

Ecclesia Gnostica Catholica

A Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.), ou Igreja Gnóstica Católica, é o braço religioso da Ordo Templi Orientis. Ela atua como uma congregação que se dedica a promover, em um ambiente coletivo de características místicas, o desenvolvimento do Ser Humano em Luz, Vida, Amor e Liberdade, conforme estabelecido pela Lei de Thelema no Livro da Lei, atuando como complemento ao trabalho esotérico individual exercido na O.T.O. Sua atividade central é a execução da Missa Gnóstica (Liber XV), composta por Aleister Crowley em 1913. Esta é complementada pelos ritos de Batismo, Confirmação e Consagração que estabelecem a Congregação da Ecclesia.

Fonte: www.otobr.com/egc.php

Site: www.otobr.com

Forma de Contato: www.otobr.com/contatos.php

Grupos Formados:

Sociedade Novo Aeon - Ordem dos Cavaleiros de Thelema

Sociedade Novo Æon – Ordem dos Cavaleiros de Thelema

Sociedade Novo Æon (SNÆ) foi idealizada no início da década de 1970 e.v. por Frater Parzival (aka Marcelo Ramos Motta aka Frater Ever) e Frater Aster (aka Euclydes Lacerda de Almeida aka Frater Thor) e registrada oficialmente em 1975 e.v. por Aster.

Sendo legalmente a organização thelêmica mais antiga do Brasil em atividade, foi personagem e testemunha da maior parte dos acontecimentos ao longo do desenvolvimento do sistema de Aleister Crowley no país. Passou por vários períodos, chegando a ser vinculada à OTO inglesa (conforme publicado na Mezla em 1977 e.v.) durante um intervalo em que Aster teve contato com Kenneth Grant (aka Frater Aossic-Aiwass, 718) e alguns de seus discípulos (conforme pode ser visto nos Arquivos da Sociedade Novo Æon), trabalhar com Lojas etc. O fato é que a SNÆ sempre funcionou, direta ou indiretamente, como um meio sério de divulgação de Thelema, como mostra seus vários veículos de comunicação ao longo dos anos, e.g. Khem, Portal das Estrelas, Espada de Hórus, Estrela Vigilante, além da própria Editora Bhavani.

Em 1995 e.v., finalmente, a SNÆ assume a função original para a qual foi criada e funda a Ordem dos Cavaleiros de Thelema (OCT), que originalmente se chamou Ordem Templária dos Cavaleiros de Thelema. A OCT, como braço iniciático da SNÆ, tem como principal objetivo a divulgação da Lei de Thelema e o amadurecimento consciencial do indivíduo, através de sistema próprio.

Presidida por seu co-fundador, Tarcísio Oliveira Araújo (aka Frater BenHoor), a OCT promulgou incansavelmente os preceitos de Liber Oz, criou grupos e instruiu buscadores em vários lugares do país e do mundo, até o falecimento de BenHoor em 2003 e.v., quando a Ordem, assim como a SNÆ, foi silenciada.

Em 2009 e.v., a pedido de Frater Aster, o sistema iniciático da OCT começou a passar por uma reformulação, a cargo de seus discípulos e novos responsáveis legais pela Sociedade Novo Æon, Frater Iskyros (Marcelo Alexandrino), Frater Teth Khan 777 (Tiago Cordeiro), Frater ΑΥΜΓΝ (Vitor Campos) e outro indivíduo, até que, em 2010 e.v., Euclydes Lacerda de Almeida vem a falecer, novamente paralisando os trabalhos temporariamente.

Em meados de 2015 e.v., com iniciativa de um indivíduo que logo se desligou, os trabalhos foram recomeçados e, com a integração de um novo irmão, Frater Audere (Alan Willms), a Ordem dos Cavaleiros de Thelema foi retirada do Silêncio novamente[4].

A OCT é estruturada externamente em quatro Graus:

  • Minerval/Estudante (Grau 0)
  • Cavaleiro/Amazona de Thelema (Grau I);
  • Mensageiro/Mensageira de Thelema (Grau II);
  • Amante de Thelema (Grau III).

Todo homem ou mulher, maior de idade e autossuficiente, tem direito a candidatar-se a integrar a Ordem e por ela ser treinado, tendo inalienável direito de solicitar o Grau posterior uma vez que tenha cumprido todas as exigências do Grau anterior.

O passo inicial para tal empreitada é a solicitação formal para ingresso na OCT, através do Formulário de Admissão.

Desta forma, o (a) Estudante do Grau 0, fará seus estudos teóricos e será orientado na prática em uma plataforma EAD (Ensino à Distância).

O Grau 0, compõe-se de 9 Ciclos, com duração mínima de 9 meses. Cada um dos Ciclos possui uma prática específica, devidamente apoiada por instruções que levam o (a) integrante do Grau, no devido ciclo, a uma “percepção”, que tem por finalidade colocar o (a) integrante diante de verdades conscienciais que lhe comprovarão, dentre outros questionamentos, porque estamos em um Novo Æon, qual a base de uma visão thelêmica da vida e sua viabilidade externa e interna.

Cumprido o Grau 0, o (a) integrante poderá solicitar sua passagem ao Grau I da OCT, onde continuará seus estudos. Entretanto, Grau na OCT é um artifício didático e representa tipo de trabalho, não “hierarquia iniciática”, que tanta vaidade gera nas ordens hoje em dia.

A OCT é uma Ordem de Conhecimento, brasileira, moderna e dinâmica, livre das amarras que tanto engessaram trabalhos externos no passado, com o claro objetivo de amadurecer o indivíduo que busca viver sob a Lei de Thelema de forma emancipada e, desta maneira, propõe um novo paradigma, inovando profundamente o trabalho thelêmico no Brasil e honrando a força e o pioneirismo de sua progenitora, a Sociedade Novo Æon.

Fonte: sociedadenovoaeon.org/sobre-nos

Site: www.sociedadenovoaeon.org

S.O.T.O. - Society Ordo Templi Orientis - Ramo de Frater Sphinix (David Bersson)

S.O.T.O. – Society Ordo Templi Orientis – Ramo de Frater Sphinix (David Bersson)

Oficialmente fundada em 1902, pelo químico e industrial austríaco Karl Kellner (1850-1905), a Ordo Templi Orientis foi um dos resultados de toda uma movimentação sócio-cultural que tomara conta da Europa do final do século passado.

Estas investidas causaram uma verdadeira revolução de comportamento na Europa. Matérias como o Yoga, os ensinamentos Sufis, os Sutras e toda a enorme variedade da complexa cultura do Oriente, vinham como a esperada resposta à ânsia de novidades que se instalara no Velho Mundo.

Kellner viajou pelo Oriente, encontrando por lá três Adeptos que o instruíram e iniciariam em segredos reservados a certas práticas mágicas secretas. Esses Adeptos, a saber os yoguis Sen Pratap e Sri Mahatma Agamya Guru Paramahansa e um árabe chamado Soliman Ben Aifha, apresentaram a Kellner uma forma de tantrismo conhecido como Tantra da Mão Esquerda, sendo uma poderosa forma de magia sexual e também um símbolo ou chave, perante o qual todas as religiões, mistérios e doutrinas místicas do mundo, seriam explicados e compreendidos.

Ainda segundo Kellner, este mesmo segredo que lhe fora confiado era exatamente aquele pertencente à antiga e lendária Ordem dos Cavaleiros Templários, do qual estes se transformaram em guardiões. Daí a origem do nome da Ordem que, em seguida, seria fundada por Kellner.

Fonte:www.cursosdemagia.com.br/oto_new.html

Entrevista concedida por Frater Magister ao Espaço Novo Æon

Site: www.cursosdemagia.com.br/oto_new.html

Forma de Contato: Caixa Postal 51 – CEP: 13.710-970 – Tambaú – SP. E-mails: frater_magister@terra.com.br ou fratermagister@cursosdemagia.com.br, MSN: francisco.marengo@hotmail.com

S.O.T.O. - Sociedade Ordo Templi Orientis no Brasil

S.O.T.O. – Sociedade Ordo Templi Orientis no Brasil

Paz, Tolerância, Verdade; Saudação em Todos os pontos do Triângulo; Respeito à Ordem. A Todos os interessados: Cumprimentos e Saúde.

A O.T.O. é uma ordem séria e secreta, dedicada ao alto propósito de assegurar a Liberdade do Indivíduo e seu avanço em Luz, Sabedoria, Compreensão, Conhecimento e Poder através de Beleza, Coragem e Juízo, na Fundação da Fraternidade Universal.

É um corpo de iniciados em cujas mãos estão concentrados a sabedoria e conhecimentos secretos de todas as Ordens Orientais, e é a primeira das Grandes Ordens da antiguidade a aceitar a Lei do Novo Aeon emanando da A∴A∴, a qual é: Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei! E reorganizando-se de acordo.

A Ordem está concentrada em 10 graus principais, e todo homem e mulher de maior idade, livre, e de boa reputação, tem direito irretorquível aos três primeiro graus. Além desses, admissão é apenas por convite do corpo governante interessado.

As letras O.T.O. representam as palavras Ordo Templi Orientis (ou Ordem do Templo Oriental, ou Ordem dos Templários Orientais), mas tem também um significado secreto para os iniciados.

Os propósitos da O.T.O. só podem ser completamente compreendidos pelos seus iniciados mais altos; mas pode ser dito abertamente que a Ordem ensina Ciência Hermética ou Conhecimento Oculto, a Pura e Santa Magia de Luz, Os Segredos de consecução Mística, todos os tipos de Yoga, Raja-Yoga, Gnana Yoga, Bhakta Yoga e Hatha Yoga, e todos os outro ramos da Sabedoria Secreta dos Antigos.

Em seu seio repousam os Grandes Mistérios; seu cérebro resolveu todos os problemas da filosofia e da vida.

Ela possui o segredo da Pedra dos Sábios, do Elixir de Longa Vida, e da Medicina Universal.

Também, ela possui um Segredo capaz de realizar o anciente sonho mundial da Fraternidade do Homem.

Fonte: www.socotonobrasil.org.br/index2.html

Site: www.socotonobrasil.org.br

Forma de Contato: socotonobrasil@socotonobrasil.org.br

Notas de Rodapé    (↵ voltar)

  1. [www.ordoaa.com.br/arquivos/ht/libri/libri_185.htm]. ↵ voltar
  2. [www.ordoaa.com.br]. ↵ voltar
  3. [www.collegium.org.br/nossa-historia]. ↵ voltar
  4. A Sociedade Novo Æon não é aberta a novos membros. É formada exclusivamente pelos Fratres citados acima e sua função externa é o gerenciamento de projetos de cunho thelêmico, o mais conhecido deles sendo a Ordem dos Cavaleiros de Thelema. Ao final de todo o ciclo interno da OCT, alguns são convidados a participar da SNÆ. ↵ voltar




Organizações que difundem o pensamento Thelêmico no Brasil

avatar

Jonatas Lacerda

Jonatas Lacerda é Thelemita e programador de sistemas para Internet, com ênfase no setor bancário. Fundou o Blog Thelemitas e o Espaço Novo Æon (do qual é o seu o atual editor). Há mais de 13 anos estuda e procura aplicar os princípios da Lei de Thelema em sua vida. Após um encontro com o irmão Euclydes Lacerda de Almeida, focou seu trabalho pessoal na difusão da Lei de Luz, Vida, Amor e de Liberdade: Thelema. A base desse trabalho é o estudo dos princípios filosóficos e da aplicabilidade da Lei de Thelema no contexto individual e na vida em sociedade.

show
 
close
rss Follow on Twitter facebook youtube email